Com certeza o ano de 1968 marcou a história da humanidade. Repleto de muitos protestos, da revolução sexual, com conflitos de gerações e ainda o uso mais freqüente de drogas pelos jovens. Em um ano tão turbulento, explica-se o uso das drogas com mais freqüência como se fosse um refúgio para os jovens.
Na entrevista com Todd Glitlin, sociólogo e professor universitário de jornalismo, ele conta que as guerras culturais que temos hoje são as mesmas daquela época. O que diferencia é que, naquele ano, houve uma erupção de confrontos de imperialistas e “isolacionistas”, brancos e negros, confrontos políticos, feministas. 1968 ainda foi marcado pela Guerra do Vietnã. No ano também houve o assassinato de duas personalidades: Bob Kennedy e Martin Luther King, o que gerou vários tumultos urbanos nos Estados Unidos.
Todd Glitlin caracteriza a política de 1968 como uma guerra de direita e esquerda. Essa polarização que aconteceu que aconteceu nos Estados Unidos teve inicio com o movimento dos direitos civis.
Ex-presidente da SDS (Students for a Democratic Society) diz que, sem a guerra do Vietnã, tudo seria menos complexo.
O ano de 1968 pode ser caracterizado como um ano turbulento, porém de muita esperança.
0 comentários:
Postar um comentário