22 de junho de 2011
Vegetarianismo
Fernanda Azevedo
Mais que uma escolha do cardápio, uma nova filosofia de vida
Que as verduras e os outros alimentos produzidos na terra são mais saudáveis do que a carne, muitos já sabem. Uma dieta vegetariana é capaz de controlar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e também evitar alguns tipos de Câncer.
O alimento de origem animal pode ser um grande vilão para o bom funcionamento do organismo do ser humano. Alguns animais criados para consumo humano são alimentados com uma grande quantidade de hormônios de crescimento e antibióticos para resistirem às doenças, sendo a carne que chega à mesa, muitas vezes, de má qualidade. A poluição dos mares e rios torna a carne de peixe igualmente insegura. Um terceiro ponto, duvidoso, são as graves doenças dos animais que afetam o ser humano, como a das vacas loucas ou a da gripe aviária.
Pensando nisso que muitas pessoas estão aderindo ao vegetarianismo. E as razões dessa adesão não param apenas na procura por hábitos alimentares mais saudáveis, mas também, amar e proteger os animais, e preservar o meio ambiente dos efeitos do consumo em massa de carne, são motivos suficientes para se tornar vegetariano.
Conforme a Associação Dietética Americana, alem de prevenir doenças crônicas, o simples ato de não comer carne retarda o envelhecimento. Pessoas vegetarianas vivem mais e tem uma velhice mais tranquila.
Apesar dos benefícios, ser vegetariano exige cuidados. Conforme a nutricionista Melanie Dessa, a dieta vegetariana exige que a pessoa encontre alimentos que substituem os componentes encontrados na carne, como proteínas, vitamina B12 e ferro. “A pessoa vegetariana pode ser muito saudável, desde que faça as substituições certas”, frisa a nutricionista.
A maioria dos vegetarianos consome lacticínios e ovos, mas existem aqueles que não ingerem ovos e ainda os que não consomem nenhum alimento de origem animal, esses últimos chamados veganos.
Segundo Melanie, alimentos que substituem bem a carne no organismo são a soja, tofu e tempeh, feitos a partir dos grãos da soja. Esses alimentos substituem muito bem a carne, o peixe, os ovos ou derivados lácteos, pois possuem elevado valor protéico. Eles contêm os oito aminoácidos essenciais, bem como vitaminas e minerais. O seitan, espécie de pão feito de farinha integral, também é uma ótima sugestão por seu valor nutricional. Há também os cereais, como aveia cevada e milho, ótimos substitutos para a carne também.
A nutricionista recomenda também, vegetais folhosos verdes escuros e feijão para substituir o ferro encontrado na carne, junto com limão ou outra fruta acida que tenha vitamina C, pois ajuda na digestão do componente. As algas que são vegetais marinhos, também são bastante procuradas pelos vegetarianos. E finalmente os frutos secos e sementes, alimentos extremamente ricos em proteínas, vitaminas e minerais que podem ser incorporados em uma dieta vegetariana, enriquecendo-a, como nozes, sementes de girassol ou abobora.
0 comentários:
Postar um comentário